quinta-feira, 7 de julho de 2011




PLANO DE APRENDIZAGEM




Curso: Redação e Estilo
Docente: Profa. Taís Gasparetti

Duração: 16 horas










Redação e Estilo


Competência-alvo:
Oferecer ao participante a capacidade de redigir e revisar textos nas normas da Língua Portuguesa, possibilitando a articulação verbal através da identificação dos termos e orações adequadas, e do aprimoramento da habilidade de comunicação escrita, a fim de produzir textos cuja qualidade represente adequadamente a comunicação de uma instituição educacional.
Ações envolvidas:
Desenvolver textos que respeitem as normas, padrões e os fundamentos da linguagem e discurso corporativo.

Criar textos coerentes, lógicos, informativos e elegantes que comunicam de forma eficaz as mensagens e discursos institucionais do Senac, segundo as reformas ortográficas definidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Oferecer aos participantes ferramentas práticas que possibilitam a elaboração de um texto a partir da prática, da observação e da análise crítica da própria criação textual.

Público alvo
Funcionários que desejam aprimorar a qualidade de textos escritos.

Pré-Requisito:
Não há.

Competências específicas
Ao final do programa o participante estará apto a:
- Identificar problemas e/ou inadequações de redação e estilo nos textos escritos com os quais tem contato, seja lendo ou escrevendo, buscando esclarecimentos, quando necessário, em materiais referenciais definidos pelo Senac São Paulo;
- Revisar textos, sanando problemas de redação que possam impedir ou prejudicar a expressão coerente de informações e ideias;
- Redigir textos mais claros e coesos, que não contenham incorreções em relação ao idioma e respeitem fielmente o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, evitando dúvidas, para quem lê, sobre o conteúdo que procuram transmitir.

Eixos temáticos
- Aspectos gerais da redação empresarial
- Adequação da linguagem e estilo
- Coesão e coerência
- Regência verbal
- Concordância nominal e verbal
- Pontuação
- Edição e revisão de textos
- A Nova Ortografia da Língua Portuguesa
- Dificuldades frequentes

Situações de aprendizagem
A dinâmica das aulas inclui análise e reflexões individuais e compartilhadas sobre textos redigidos em situações de trabalho, bem como produção, revisão (individual e/ou em grupo) e discussão de textos produzidos a partir do envolvimento dos participantes em simulações e na solução de situações-problema propostas.

Consultor
Taís Gasparetti – Graduada em Letras pela Unicamp, atua na área editorial e ministrando cursos e treinamentos desde 2001. Foi corretora da Banca de Correção de Redação e Literatura do Vestibular Unicamp (Comvest), lecionou no Colégio Etapa, ministrou cursos para o CIEE, o Klick Educação, a Basf, a Página Viva, a Design Kit Comunicação e a Dharma Lounge Eventos. Prestou serviços como revisora de textos para as editoras Papirus, Autores Associados, Cia. da Escola, Rideel e para a agência Pefran Publicidade. Atualmente é revisora de textos da Associação dos Advogados de São Paulo e consultora de Língua Portuguesa.


Carga horária
16 horas




Competências específicas
Como a competência será desenvolvida
(Situações de Aprendizagem)
Recursos Didáticos
Tempo previsto
Docente se apresenta e pede uma breve apresentação do grupo, quando explicitará os objetivos do curso. Levantamento prévio: análise do perfil do grupo. Criação de empatia entre o professor e o grupo, familiarizando-o com o tema “redação empresarial”, seus textos, palavras, orações e estruturas específicas.
Apresentação Introdutória

----------------------------

15 minutos

Expor os princípios da redação empresarial: uso apropriado da linguagem: público-alvo; escolha da modalidade de escrita: os gêneros no ambiente corporativo; escrevendo corretamente: coesão e coerência, regência verbal, concordância nominal e verbal, pontuação; editar e revisar.

Exposição dialogada (1)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

10 minutos
Filme sobre adequação da linguagem.
Exposição (1)
Data show
Tela de projeção
CD
20 minutos
Exercício de adequação da linguagem.
Jogos e Vivências (1)
Folhas de sulfite
Canetas

45 minutos
Dicas de como adequar o texto ao público-alvo.

Exposição dialogada (2)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos

Primeiro Coffee Break

15 minutos
Estudo das modalidades textuais e sua aplicação no dia a dia corporativo.
Exposição dialogada (3)
Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

30 minutos
Exercício: escrevendo relatórios. O uso da descrição, da narração e da dissertação.
Atividades (1)
Folhas de sulfite
Canetas

30 minutos
Iniciar o participante no uso das palavras e estabelecer conexões entre elas, formando estruturas contínuas e lógicas. Introduzir o princípio da oração e seus significados.Trabalhar também com a coesão entre parágrafos.
Exposição dialogada (4)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

30 minutos
Quebra-cabeça com as palavras. Praticando a coesão.
Jogos e Vivências (2)
Folhas de sulfite
20 minutos

Almoço


O uso da voz ativa e de frases curtas em redação. Aprender a transmitir informações significativas e relevantes com objetividade.  

Exposição dialogada (5)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Neste trabalho, os participantes redigirão textos na voz ativa utilizando textos enxutos.
Atividades (2)

Folhas de sulfite
Canetas

25 minutos
Aprender a organizar as ideias a partir de cinco princípios básicos como: destacar o objetivo do texto; procurar conhecer sobre o assunto a qual vai escrever; despertar o interesse do leitor pela mensagem e adaptá---la ao perfil do leitor. Aprender a reler e revisar o texto que produziu, avaliando se as etapas anteriores foram seguidas.

Exposição dialogada (6)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Exercício: identificando as perguntas e as respostas no texto.
Atividades (3)

Folhas de sulfite
Canetas

30minutos

Segundo Coffee Break

15 minutos
Organizando os dados mais importantes do texto em primeiro lugar utilizando a técnica das seis perguntas essenciais: O que está acontecendo? Quem está fazendo acontecer? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? Por quê acontece?
Exposição dialogada (7)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20minutos
Os participantes redigirão textos a partir do modelo das seis perguntas. 
Atividades (4)

Folhas de sulfite
Canetas

45 minutos
O respeito à norma culta da língua portuguesa. O discurso objetivo e subjetivo e os termos adequados. Escrever com concisão (eliminando adjetivos, gerundismo, anglicismo, generalizações, verbos supérfluos, prolixidade e vícios de linguagem).

Exposição dialogada (8)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

25 minutos
Exercício da concisão e da linguagem objetiva. Participantes desenvolvendo textos elegantes e identificarão problemas e inadequações de redação e estilo nos textos escritos com os quais tem contato, através da leitura e da escrita, buscando informações nos materiais referenciais.

Atividades (5)

Folhas de sulfite
Canetas

30 minutos

Final do Primeiro Dia



Segundo Dia


Redação de e-mails institucionais com clareza, objetividade e concisão. Desenvolvendo textos simples, utilizando palavras adequadas à situação e ao universo do leitor.

Exposição dialogada (9)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Criação de e-mails utilizando corretamente os termos adequados a este formato textual.
Atividades (6)

Folhas de sulfite
Canetas

20 minutos
Redação de cartaz para mural utilizando as informações necessárias para veicular uma mensagem que atinja com eficácia o público alvo.

Exposição dialogada (10)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Em grupo, participantes criarão um cartaz que contenha uma mensagem institucional. Ao término da vivência, grupos apresentarão trabalhos.

Jogos e Vivências (3)
Folhas de sulfite A3
Régua
Canetinhas coloridas
Cola Pritt
Tesoura
60 minutos

Primeiro Coffee Break

15 minutos
A utilização correta do vocabulário e das “palavras-curinga” em textos. Apresentando alguns conceitos básicos e práticos da gramática da Língua Portuguesa (fundamentos da ortografia, pontuação, concordância verbal, troca de palavras, construção equivocada, clichês, expressões semelhantes na forma e palavras e expressões inadequadas). 

Exposição dialogada (11)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

30 minutos
A Nova Ortografia: apresentando a extinção do trema e as mudanças nas regras de acentuação.

Exposição dialogada (12)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Continuação da Nova Ortografia: o uso do hífen de acordo com as novas normas ortográficas.
Exposição dialogada (13)

Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

40 minutos
Jogo dos 7 erros. Adaptando-se à Nova Ortografia.
Jogos e Vivências (4)
--------------------------
15 minutos

Almoço


Apresentação dos critérios de correção da redação feita no dia anterior. Proposição de uma grade de correção que pode ser utilizada no dia a dia.
Exposição dialogada (14)
Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint
40 minutos
Os participantes receberão o texto da aula anterior e farão a correção do próprio texto utilizando a grade.
Atividades (7)
Folhas de sulfite
Canetas

20 minutos
Os participantes receberão a correção do docente (com feedback individual)  e poderão comparar com a que fizeram. Momento para esclarecer dúvidas.
Atividades (8)
--------------------------
20 minutos
Exposição dos problemas mais comuns nos textos e dicas de como trabalhar.
Exposição dialogada (15)
Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Com base no feedback, os participantes terão a oportunidade de reescrever o texto, de modo que possam aperfeiçoá-lo.
Atividades (9)
Folhas de sulfite
Canetas

30 minutos

Segundo Coffee Break

15 minutos
Exercício de objetividade: aprendendo a resumir informações.
Atividade
Folhas de sulfite
Canetas

20 minutos
Uso do projeto de texto para sintetizar assuntos de reuniões
Exposição dialogada (16)
Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

20 minutos
Reunindo informações em reuniões e eventos e aprendendo a transmiti-las aos funcionários através de e--mails.
Atividades (10)
Folhas de sulfite
Canetas
45 minutos
Encerramento com dicas para escrever melhor
Exposição dialogada (17)
Data show
Tela de projeção
Arquivo do PowerPoint

15 minutos

Encerramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário