PLANO DE APRENDIZAGEM
Curso: Redação e Estilo
Docente: Profa. Taís Gasparetti
Duração: 16 horas
Redação e Estilo
Competência-alvo:
Oferecer ao participante a capacidade de redigir e revisar textos nas normas da Língua Portuguesa, possibilitando a articulação verbal através da identificação dos termos e orações adequadas, e do aprimoramento da habilidade de comunicação escrita, a fim de produzir textos cuja qualidade represente adequadamente a comunicação de uma instituição educacional.
Ações envolvidas:
Desenvolver textos que respeitem as normas, padrões e os fundamentos da linguagem e discurso corporativo.
Criar textos coerentes, lógicos, informativos e elegantes que comunicam de forma eficaz as mensagens e discursos institucionais do Senac, segundo as reformas ortográficas definidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Oferecer aos participantes ferramentas práticas que possibilitam a elaboração de um texto a partir da prática, da observação e da análise crítica da própria criação textual.
Público alvo
Funcionários que desejam aprimorar a qualidade de textos escritos.
Pré-Requisito:
Não há.
Competências específicas
Ao final do programa o participante estará apto a:
- Identificar problemas e/ou inadequações de redação e estilo nos textos escritos com os quais tem contato, seja lendo ou escrevendo, buscando esclarecimentos, quando necessário, em materiais referenciais definidos pelo Senac São Paulo;
- Revisar textos, sanando problemas de redação que possam impedir ou prejudicar a expressão coerente de informações e ideias;
- Redigir textos mais claros e coesos, que não contenham incorreções em relação ao idioma e respeitem fielmente o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, evitando dúvidas, para quem lê, sobre o conteúdo que procuram transmitir.
Eixos temáticos
- Aspectos gerais da redação empresarial
- Adequação da linguagem e estilo
- Coesão e coerência
- Regência verbal
- Concordância nominal e verbal
- Pontuação
- Edição e revisão de textos
- A Nova Ortografia da Língua Portuguesa
- Dificuldades frequentes
Situações de aprendizagem
A dinâmica das aulas inclui análise e reflexões individuais e compartilhadas sobre textos redigidos em situações de trabalho, bem como produção, revisão (individual e/ou em grupo) e discussão de textos produzidos a partir do envolvimento dos participantes em simulações e na solução de situações-problema propostas.
Consultor
Taís Gasparetti – Graduada em Letras pela Unicamp, atua na área editorial e ministrando cursos e treinamentos desde 2001. Foi corretora da Banca de Correção de Redação e Literatura do Vestibular Unicamp (Comvest), lecionou no Colégio Etapa, ministrou cursos para o CIEE, o Klick Educação, a Basf, a Página Viva, a Design Kit Comunicação e a Dharma Lounge Eventos. Prestou serviços como revisora de textos para as editoras Papirus, Autores Associados, Cia. da Escola, Rideel e para a agência Pefran Publicidade. Atualmente é revisora de textos da Associação dos Advogados de São Paulo e consultora de Língua Portuguesa.
Carga horária
16 horas
Competências específicas | Como a competência será desenvolvida (Situações de Aprendizagem) | Recursos Didáticos | Tempo previsto |
Docente se apresenta e pede uma breve apresentação do grupo, quando explicitará os objetivos do curso. Levantamento prévio: análise do perfil do grupo. Criação de empatia entre o professor e o grupo, familiarizando-o com o tema “redação empresarial”, seus textos, palavras, orações e estruturas específicas. | Apresentação Introdutória | ---------------------------- | 15 minutos |
Expor os princípios da redação empresarial: uso apropriado da linguagem: público-alvo; escolha da modalidade de escrita: os gêneros no ambiente corporativo; escrevendo corretamente: coesão e coerência, regência verbal, concordância nominal e verbal, pontuação; editar e revisar. | Exposição dialogada (1) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 10 minutos |
Filme sobre adequação da linguagem. | Exposição (1) | Data show Tela de projeção CD | 20 minutos |
Exercício de adequação da linguagem. | Jogos e Vivências (1) | Folhas de sulfite Canetas | 45 minutos |
Dicas de como adequar o texto ao público-alvo. | Exposição dialogada (2) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Primeiro Coffee Break | 15 minutos | ||
Estudo das modalidades textuais e sua aplicação no dia a dia corporativo. | Exposição dialogada (3) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 30 minutos |
Exercício: escrevendo relatórios. O uso da descrição, da narração e da dissertação. | Atividades (1) | Folhas de sulfite Canetas | 30 minutos |
Iniciar o participante no uso das palavras e estabelecer conexões entre elas, formando estruturas contínuas e lógicas. Introduzir o princípio da oração e seus significados.Trabalhar também com a coesão entre parágrafos. | Exposição dialogada (4) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 30 minutos |
Quebra-cabeça com as palavras. Praticando a coesão. | Jogos e Vivências (2) | Folhas de sulfite | 20 minutos |
Almoço | |||
O uso da voz ativa e de frases curtas em redação. Aprender a transmitir informações significativas e relevantes com objetividade. | Exposição dialogada (5) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Neste trabalho, os participantes redigirão textos na voz ativa utilizando textos enxutos. | Atividades (2) | Folhas de sulfite Canetas | 25 minutos |
Aprender a organizar as ideias a partir de cinco princípios básicos como: destacar o objetivo do texto; procurar conhecer sobre o assunto a qual vai escrever; despertar o interesse do leitor pela mensagem e adaptá---la ao perfil do leitor. Aprender a reler e revisar o texto que produziu, avaliando se as etapas anteriores foram seguidas. | Exposição dialogada (6) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Exercício: identificando as perguntas e as respostas no texto. | Atividades (3) | Folhas de sulfite Canetas | 30minutos |
Segundo Coffee Break | 15 minutos | ||
Organizando os dados mais importantes do texto em primeiro lugar utilizando a técnica das seis perguntas essenciais: O que está acontecendo? Quem está fazendo acontecer? Quando acontece? Onde acontece? Como acontece? Por quê acontece? | Exposição dialogada (7) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20minutos |
Os participantes redigirão textos a partir do modelo das seis perguntas. | Atividades (4) | Folhas de sulfite Canetas | 45 minutos |
O respeito à norma culta da língua portuguesa. O discurso objetivo e subjetivo e os termos adequados. Escrever com concisão (eliminando adjetivos, gerundismo, anglicismo, generalizações, verbos supérfluos, prolixidade e vícios de linguagem). | Exposição dialogada (8) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 25 minutos |
Exercício da concisão e da linguagem objetiva. Participantes desenvolvendo textos elegantes e identificarão problemas e inadequações de redação e estilo nos textos escritos com os quais tem contato, através da leitura e da escrita, buscando informações nos materiais referenciais. | Atividades (5) | Folhas de sulfite Canetas | 30 minutos |
Final do Primeiro Dia | |||
Segundo Dia | |||
Redação de e-mails institucionais com clareza, objetividade e concisão. Desenvolvendo textos simples, utilizando palavras adequadas à situação e ao universo do leitor. | Exposição dialogada (9) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Criação de e-mails utilizando corretamente os termos adequados a este formato textual. | Atividades (6) | Folhas de sulfite Canetas | 20 minutos |
Redação de cartaz para mural utilizando as informações necessárias para veicular uma mensagem que atinja com eficácia o público alvo. | Exposição dialogada (10) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Em grupo, participantes criarão um cartaz que contenha uma mensagem institucional. Ao término da vivência, grupos apresentarão trabalhos. | Jogos e Vivências (3) | Folhas de sulfite A3 Régua Canetinhas coloridas Cola Pritt Tesoura | 60 minutos |
Primeiro Coffee Break | 15 minutos | ||
A utilização correta do vocabulário e das “palavras-curinga” em textos. Apresentando alguns conceitos básicos e práticos da gramática da Língua Portuguesa (fundamentos da ortografia, pontuação, concordância verbal, troca de palavras, construção equivocada, clichês, expressões semelhantes na forma e palavras e expressões inadequadas). | Exposição dialogada (11) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 30 minutos |
A Nova Ortografia: apresentando a extinção do trema e as mudanças nas regras de acentuação. | Exposição dialogada (12) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Continuação da Nova Ortografia: o uso do hífen de acordo com as novas normas ortográficas. | Exposição dialogada (13) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 40 minutos |
Jogo dos 7 erros. Adaptando-se à Nova Ortografia. | Jogos e Vivências (4) | -------------------------- | 15 minutos |
Almoço | |||
Apresentação dos critérios de correção da redação feita no dia anterior. Proposição de uma grade de correção que pode ser utilizada no dia a dia. | Exposição dialogada (14) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 40 minutos |
Os participantes receberão o texto da aula anterior e farão a correção do próprio texto utilizando a grade. | Atividades (7) | Folhas de sulfite Canetas | 20 minutos |
Os participantes receberão a correção do docente (com feedback individual) e poderão comparar com a que fizeram. Momento para esclarecer dúvidas. | Atividades (8) | -------------------------- | 20 minutos |
Exposição dos problemas mais comuns nos textos e dicas de como trabalhar. | Exposição dialogada (15) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Com base no feedback, os participantes terão a oportunidade de reescrever o texto, de modo que possam aperfeiçoá-lo. | Atividades (9) | Folhas de sulfite Canetas | 30 minutos |
Segundo Coffee Break | 15 minutos | ||
Exercício de objetividade: aprendendo a resumir informações. | Atividade | Folhas de sulfite Canetas | 20 minutos |
Uso do projeto de texto para sintetizar assuntos de reuniões | Exposição dialogada (16) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 20 minutos |
Reunindo informações em reuniões e eventos e aprendendo a transmiti-las aos funcionários através de e--mails. | Atividades (10) | Folhas de sulfite Canetas | 45 minutos |
Encerramento com dicas para escrever melhor | Exposição dialogada (17) | Data show Tela de projeção Arquivo do PowerPoint | 15 minutos |
Encerramento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário