segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar - Editora


Contracapa

Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas.
É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade. Afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer.
Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o feiticeiro celta que ajudou o Rei Artur?
Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos de bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram resgatados da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos.
Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras divertidos. Só tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.

Orelha da capa

Povo muito antigo, que a partir do segundo milênio a.C. se espalhou pelo oeste e sudoeste da Europa até a Grã-Bretanha e a Irlanda, os celtas deixaram como legado uma produção cultural riquíssima em símbolos e fantasia. Parte dele são as histórias do Ciclo do Rei Artur e os relatos míticos, transmitidos oralmente de geração em geração, dos quais se originaram diversos contos de fadas populares da atualidade.
Segundo a mitologia celta, os humanos dividem espaço com outros seres, conhecidos como Sidhe ou A boa gente, seres mágicos, como fadas e duendes, que interferem na vida humana com seus poderes fantásticos.
Esse povo encantado é dividido em tribos que têm seus próprios palácios e suas próprias leis e pode ser encontrado por toda parte. Ora são vistos voando em cavalos alados, ora guardando lugares sagrados, como lagos e cachoeiras, ora festejando e oferecendo banquetes. Eles auxiliam os heróis nos grandes combates, protejem damas e princesas, ensinam a se defender de bruxas más e encantam o mundo com sua magia.

Orelha da contracapa

Joseph Jacobs (1854-1916) foi um folclorista e crítico literário australiano muito conhecido por sua contribuição à literatura infantil. Com o livro A história dos três porquinhos, foi responsável, inclusive, pela popularização desse conto no mundo.
A Coleção Contos de Fadas Celtas traz uma seleção de contos extraídos de seus livros Contos de fadas celtas e Mais contos de fadas celtas. O primeiro volume, Princesas e damas encantadas, resgata histórias de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas.
Leia também:
Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Heróis muito espertos
Duendes, gigantes e outros seres mágicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário