segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Princesas e damas encantadas - Editora


Contracapa

Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – de mulher frágil e sempre precisando ser salva por algum bondoso e belo cavaleiro –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade.
Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas.
Elas são espertas, hábeis e cheias de truques de magia.
Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram resgatados da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos.
Constituem o volume 8 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou achava que conhecia.

Orelha da capa

Povo muito antigo, que a partir do segundo milênio a.C. se espalhou pelo oeste e sudoeste da Europa até a Grã-Bretanha e a Irlanda, os celtas deixaram como legado uma produção cultural riquíssima em símbolos e fantasia. Parte dele são as histórias do Ciclo do Rei Artur e os relatos míticos, transmitidos oralmente de geração em geração, dos quais se originaram diversos contos de fadas populares da atualidade.
Segundo a mitologia celta, os humanos dividem espaço com outros seres, conhecidos como Sidhe ou A boa gente, seres mágicos, como fadas e duendes, que interferem na vida humana com seus poderes fantásticos.
Esse povo encantado é dividido em tribos que têm seus próprios palácios e suas próprias leis e pode ser encontrado por toda parte. Ora são vistos voando em cavalos alados, ora guardando lugares sagrados, como lagos e cachoeiras, ora festejando e oferecendo banquetes. Eles auxiliam os heróis nos grandes combates, protejem damas e princesas, ensinam a se defender de bruxas más e encantam o mundo com sua magia.

Orelha da contracapa

Joseph Jacobs (1854-1916) foi um folclorista e crítico literário australiano muito conhecido por sua contribuição à literatura infantil. Com o livro A história dos três porquinhos, foi responsável, inclusive, pela popularização desse conto no mundo.
A Coleção Contos de Fadas Celtas traz uma seleção de contos extraídos de seus livros Contos de fadas celtas e Mais contos de fadas celtas. O primeiro volume, Princesas e damas encantadas, resgata histórias de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas.
Leia também:
Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar
Heróis muito espertos
Duendes, gigantes e outros seres mágicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário