domingo, 6 de novembro de 2011

Histórias de horror - Editora


Contracapa

Seres de outras dimensões que no passado dominaram o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores – almas sensíveis –, vislumbram a sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos, por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens – verdadeiros heróis eruditos – buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger.
Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovecraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar diversas bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath.
 Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais temíveis e famosos: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na escuridão e O assombrador das trevas.

Orelha 1

"A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária."
Howard Phillips Lovecraft

“A minúcia com que Lovecraft constrói suas personagens, o cuidado com que cada detalhe é tramado com outros detalhes, torna sua obra sólida em termos de verossimilhança, embora ele nos apresente mundos bizarros que vão muito além do que poderíamos imaginar. A descrição das paisagens também é rica e minuciosa, proporcionando o clima adequado de mistério e terror.
Às personagens, mesmo as mais sensíveis às coisas e aos seres de outros mundos, não se revela tudo. (...) Sem dúvida, o autor conta com a imaginação do leitor para completar e dar corpo à sua ficção.”
Lenita Maria Rimoli Esteves

Orelha 2

Considerado por muitos críticos um dos escritores de terror mais influentes do século XX, Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) nasceu na região da Nova Inglaterra – da qual também proveio Edgar Allan Poe –, na cidade de Providence, Rhode Island.
Foi um jovem solitário e doente, de família abastada – era neto de um proeminente industrial, Whipple Van Buren Phillips –, que cresceu sem a presença do pai.
Casou-se com a comerciante judia Sonia Haft Green. Mas, em virtude de uma série de problemas financeiros, divorciou-se e passou a viver com duas tias. Nessa época, teve sua fase de maior produtividade, destacando-se por seus contos de terror góticos e tornando-se um dos precursores da ficção científica nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário