domingo, 6 de novembro de 2011

Viagem solitária - LeYa

“Era como se quisesse dizer a todas as pessoas que o meu físico não era aquele, ou melhor, fazê-las entender que meu corpo mentia contra mim. Pouco a pouco, essa realidade se agigantou dentro e fora de mim. Ainda não tinha condições de expressar isso diretamente. Foi então que descobri a grande solução.”

Viagem solitária conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, iniciada com a “monstruação” e o crescimento dos seios – que fazia de tudo para esconder –, o processo de autoafirmação e a paternidade.
São muitos os personagens dessa história, de Darcy Ribeiro, considerado seu mentor intelectual e um dos primeiros amigos a compreenderem-no, a Antônio Houaiss, que, sendo um grande defensor das liberdades democráticas, recomendou seu primeiro livro para publicação, Erro de pessoa: Joana ou João?, do qual foi prefaciador.
História de dramas, incompreensões e lutas, Viagem solitária é um livro tecido de dor e de coragem e que anuncia, talvez, um mundo menos solitário para os “diferentes”, para aqueles que não se enquadram entre as maiorias... Por isso, caro leitor, o conselho do mestre Antônio Houaiss: “Leia-no e humanize-se”.


“— Filho, o João nasceu mulher e virou homem.
Meu mundo caiu. (...) Fiquei dias com aquilo na cabeça. Hoje, 15 anos depois, com os horizontes (espero) mais amplos, reencontro João em sua casa. Desta vez, sua figura me é completamente normal, e a primeira impressão que tenho é de que minha mãe estava enganada: João não nasceu mulher e quis virar homem. Nada disso. João nasceu homem, mas preso num corpo de mulher.”
Millos Kaiser – jornalista

“João W. Nery é uma referência nacional não só por ter sido o primeiro trans-homem do Brasil (como aparece na mídia), mas também por sua generosidade e sua coragem em compartilhar sua experiência singular, mostrando-nos que é possível sermos o que desejamos, sem cedermos às constrições sociais que nos são impostas pela sociedade e pela cultura.”
Simone Ávila ­- pesquisadora em Identidades de Gênero e Subjetividades

O primeiro livro de João W. Nery é “múltiplo: fala ao leitor romanesco, ao policialesco, ao sexista, ao sadista, ao masoquista, ao realista, ao experimentalista, ao transexualista, ao metassexualista, em resumo, a todos os seres humanos que leem”.
Antônio Houaiss - filólogo, professor, crítico literário e diplomata

Um comentário:

  1. Obrigado pelo espaço.Segue mais alguns dados:

    Você já leu meu livro que acaba de receber o segundo prêmio?
    https://www.facebook.com/pages/Viagem-Solit%C3%A1ria/205100982907932
    1 attachment

    Viagem Solitária
    Escritor. Autor do livro Viagem Solitária - Memórias de um transexual 30 anos

    ADQUIRA AQUI http://www.submarino.com.br/produto/110098977/livro-viagem-solitaria-memorias-de-um-transexual-30-anos-depois?opn=BUSCAPESUB&WT.mc_id=Buscape&utm_campaign=bp&utm_source=buscape&epar=102414

    Blog: João W. Nery
    http://joaownery.blogspot.com.br/

    Perfil no Facebook:
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100003928986130http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DKIJGhd1Zxnc

    Twitter: www.twitter.com/joaownery1

    Meadiciona: www.meadiciona.com/joaownery

    http://www.youtube.com/watch?v=KIJGhd1Zxnc&list=FL71nX-WE9FCnAtK7j9hB5aQ&index=47&feature=plpp_video
    http://www.youtube.com/watch?v=tTqa5BgmEog&list=FL71nX-WE9FCnAtK7j9hB5aQ&index=7&feature=plpp_video

    ResponderExcluir